Responsabilidade civil do Estado em tempos de pandemia: uma análise do direito à educação no ensino público e ao acesso aos meios digitais como fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.6678466Palavras-chave:
Educação, Responsabilidade, TecnologiaResumo
O presente artigo se dedica a analisar crítica e construtivamente a responsabilidade civil do Estado na garantia do direito à educação no ensino público, bem como no acesso aos meios digitais enquanto direitos fundamentais. Para tanto, analisou-se o fundamento do direito à educação e os reflexos e desafios advindos da pandemia do Novo Coronavírus na rede pública de ensino. Evidenciada a responsabilidade civil objetiva do Estado em fazer cumprir esse direito, concluiu-se pela aplicação da Teoria do Risco Integral para responsabilizar a Administração Pública por suas ações e omissões, enquanto garantidora do arcabouço mínimo protetivo à dignidade da pessoa humana. Nesse cenário, foi problematizado o acesso aos meios digitais enquanto garantia imprescindível ao ensino, principalmente no cenário pândemico, e os impactos da carência de acesso à internet aos alunos da rede pública. Cabe ressaltar que este artigo foi escrito previamente à publicação da Lei nº 14.172/202, que dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública. Quanto à investigação, pertence à classificação de Witker (1985) e Gustin (2010), utilizar-se-á a vertente jurídico-sociológica, com predomínio do raciocínio dialético. Parte-se, ainda, de uma análise qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfica e documental.
Referências
ABREU, Renata. Proposta de Emenda à Constituição nº 185/2015. Acrescenta o inciso LXXIX ao art. 5ºda Constituição Federal, para assegurar a todos o acesso universal a Internet entre os direitos fundamentais do cidadão. Brasília: Câmara dos Deputados, 17 dez. 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2075915. Acesso em: 07 maio 2021.
ALVES, Thiago; FARENZENA, Nalú; SILVEIRA Adriana A. Dragone; PINTO, José Marcelino de Rezende. Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública. v. 54, n. 4, 2020, p. 979-993. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rap/v54n4/1982-3134-rap-54-04-979.pdf. Acesso em: 03 abr. 2021.
BACCIOTTI, Karina. Direitos Humanos e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: O Acesso à internet como Direito Humano. 2014, p. 1-186. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302005000300002&script=sci_arttext. Acesso em: 05 maio 2021.
BARUDI, Luis. Responsabilidade civil do Estado e danos sociais: atos e omissões que prejudicam a sociedade. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/coluna/migalhas-de-responsabilidade-civil/341948/responsabilidade-civil-do-estado-e-danos-sociais. Acesso em: 16 maio 2021.
BRASIL. Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 25 abr. 2021.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 01 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 abr. 2021.
BRASIL. Marco Civil da Internet. Lei 12.964/14. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 04 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, 04 fev. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 02 maio 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Regimento Interno, estabelecido pela Resolução n. 17, de 1989. Disponível em: http://www2.camara.gov.br/legislacao/regimentointerno.html. Acesso em: 05 maio 2021.
BRASIL. Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos. Decreto nº 592, de 6 de julho de 1992. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0592.htm. Acesso em: 03 maio 2021.
CAHALI, Yussef Said. Responsabilidade civil do Estado. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. O problema da responsabilidade do estado por actos lícitos. Lisboa: Almedina, 1974.
CARNEIRO NETO, Durval. Dever e responsabilidade civil do estado por omissão no atendimento de pretensões fundamentais na área social: quando ignorar a reserva do possível significaria admitir o risco integral. p. 1-391. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo, 31. ed. 2017. São Paulo: Atlas, 2017.
CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. São Paulo: Atlas, 2014.
CORDEIRO, Karolina. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Faculdade IDAAM. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 02 maio 2021.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 12 maio 2021.
DANTAS BISNETO, Cícero; SANTOS, Romualdo; CAVET, Caroline. Responsabilidade civil do estado por omissão e por incitação na pandemia da COVID-19. Disponível em: www.responsabilidadecivil.org/revista-iberc. Acesso em: 12 maio 2021.
DINIZ, Hirmínia. Responsabilidade civil do Estado decorrente da não oferta de vaga no ensino obrigatório. Disponível em: http://crianca.mppr.mp.br/pagina-2144.html. Acesso em: 14 maio 2021.
DUARTE, Clarice Seixas. Direito Público Subjetivo e Políticas Educacionais. Revista São Paulo em perspectiva. v. 18, n. 2, 2004, p. 113-118. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/spp/v18n2/a12v18n2.pdf. Acesso em: 03 abr. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 [E-book].
GOERGEN, Pedro. A educação como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302013000300005&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 07 maio 2021.
GUSTIN. Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. 3. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.
HACHEM, Daniel. A responsabilidade civil do Estado frente às omissões estatais que ensejam violação à dignidade da pessoa humana. Disponível em: http://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/518. Acesso em: 15 maio 2021.
HARTMANN, Ivar. O acesso à internet como direito fundamental. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/ivar_hartmann.pdf. Acesso em: 04 maio 2021.
IAMARINO, Atila. O Mundo Pós-Pandemia com Atila Iamarino - Saúde e Prevenção. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1PuLVjFj5xg. Acesso em: 01 abr. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA IBGE -. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios, 2011. Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios 2019. Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 01 abr. 2021.
IDOETA, Paula. 'Sem wi-fi': pandemia cria novo símbolo de desigualdade na educação. BBC, São Paulo, 03 out. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54380828. Acesso em: 03 maio 2021.
IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Nota Técnica nº 88, 2020. Acesso Domiciliar à Internet e Ensino Remoto durante a Pandemia. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/200902_nt_disoc_n_88.pdf. Acesso em: 04 maio 2021.
LOPES, Hálisson. A responsabilidade civil do estado e a teoria do risco integral. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/di
reito-civil/a-responsabilidade-civil-do-estado-e-a-teoria-do-risco-integra
l/. Acesso em: 10 maio 2021.
MILARÉ, Edis. Direito do Ambiente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2020-pdf/144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19/file#:~:text=A%20OMS%20declarou%2C%20em%2011,testes%20massivos%3B%20e%20distanciamento%20social. Acesso em: 01 abr. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Enem 2020/Inscrições. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=apufjiGlIY0. Acesso em: 01 abr. 2021.
NONATO, Alessandro. O acesso à internet é um direito fundamental? Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/11461/O-acesso-a-internet-e-um-direito-fundamental#:~:text=No%20Brasil%2C%20a%20Constitui%C3%A7%C3%A3o%20Federal,necess%C3%A1rio%20ao%20exerc%C3%ADcio%20profissional%3B%22. Acesso em: 03 maio 2021.
OLIVEIRA, Elida. Mais de 6 milhões de estudantes não tiveram acesso a atividades escolares em outubro, aponta IBGE. G1, 01 dez. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/12/01/mais-de-6-milhoes-de-estudantes-nao-tiveram-acesso-a-atividades-escolares-em-outubro-aponta-ibge.ghtml. Acesso em: 04 maio 2021.
ONU NEWS. Estudo da ONU revela que mundo tem abismo digital de gênero. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/11/1693711. Acesso em: 02 maio 2021.
ONU NEWS. Pandemia de Covid-19 expôs desigualdade digital em todo o mundo. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/07/1720021. Acesso em: 02 maio 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 10 de dezembro de 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 01 abr. 2021.
PITON BARRETO, Wendel. Responsabilidade civil do Estado em face da inefetividade do direito à educação. Revista Jus Navigandi, Teresina, a. 21, n. 4572, 7 jan. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/45644. Acesso em: 15 maio 2021.
ROCHA, Sebastião. Proposta de Emenda à Constituição nº 479/2010. Acrescenta o inciso LXXIX ao art. 5º da Constituição Federal, para incluir o acesso à Internet em alta velocidade entre os direitos fundamentais do cidadão. Brasília: Câmara dos Deputados, 15 abr. 2010. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetram
itacao?idProposicao=473827. Acesso em: 04 maio 2021.
SANTANA FILHO, Manoel. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50449. Acesso em: 10 maio 2021.
SALES, Shirley. Tecnologias Digitais e Juventude Ciborgue: Alguns desafios para o Currículo do Ensino Médio. In: DAYRELL, Juarez et. al. Juventude e Ensino Médio: Sujeitos e Currículos em Debate. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 229-248. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2015/01/livro-compl
eto_juventude-e-ensino-medio_2014.pdf. Acesso em: 03 abr. 2021.
STOLZE, Pablo; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Manual de direito civil. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
TEIXEIRA, Alan. Direito à informação e educação digital no Brasil (ODS 4). Disponível em: https://jus.com.br/artigos/56761/direito-a-informacao-e-educacao-digital-no-brasil-ods-4. Acesso em: 01 maio 2021.
WITKER. Jorge. Como elaborar una tesis en derecho: pautas metodológicas y técnicas para el estudiante o investigador del derecho. Madrid: Civilistas, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Giovanna Duarte Silva, Agnes Luiza Soares Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.