Feminismo na educação: educando cidadãos sobre os direitos das mulheres

Autores

  • Érica Melicia da Silva Silveira Escola Superior de Advocacia da OAB/MG
  • Sarah Batista Santos Pereira ESDHC

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14999248

Palavras-chave:

Feminismo, Educação, Bullying

Resumo

A educação desempenhou um papel fundamental na conquista de diversos direitos das mulheres e continua sendo uma ferramenta crucial no combate à violência de gênero, especialmente no ambiente escolar. Nesse contexto, a violência se manifesta de forma preocupante por meio do bullying ou do cyberbullying, e quando direcionada especificamente às mulheres, é denominada wollying. Essa prática, além de causar danos emocionais e psicológicos às vítimas, reflete e reforça desigualdades de gênero profundamente enraizadas na sociedade. Embora o combate ao bullying tenha registrado alguns avanços significativos, como a inclusão de dispositivos legais na Lei nº 9.394 de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a criação da Lei nº 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, e a criminalização do bullying no artigo 146-A do Código Penal, essas medidas, por si só, não são suficientes. O enfrentamento efetivo desse problema exige mais do que a aplicação de sanções: é necessário um esforço educativo abrangente, que alcance tanto as vítimas quanto os agressores. Campanhas educativas e políticas públicas direcionadas à promoção da igualdade de gênero são essenciais para desconstruir estereótipos e fomentar o respeito mútuo. Além disso, a mediação de conflitos no ambiente escolar pode ajudar a prevenir situações de violência, criando espaços mais seguros e inclusivos.

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Publicado

11-03-2025

Como Citar

DA SILVA SILVEIRA, Érica M.; BATISTA SANTOS PEREIRA, S. Feminismo na educação: educando cidadãos sobre os direitos das mulheres. Revista de Direito Magis, Betim, v. 3, n. 2, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14999248. Disponível em: https://periodico.agej.com.br/index.php/revistamagis/article/view/60. Acesso em: 18 abr. 2025.