A Importância Do Professor De Apoio Capacitado No Combate Ao Bullying Envolvendo Alunos Com Deficiência

Autores

  • Andréa Pereira Guimarães ISEIB

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14999242

Palavras-chave:

Bullying, Pessoa com Deficiência, Professor de Apoio

Resumo

O bullying é um problema complexo que exige a atuação conjunta do Estado, da família e da sociedade civil. Quando tem como alvo uma pessoa com deficiência, torna-se ainda mais grave, pois revela um caráter discriminatório que aprofunda a vulnerabilidade da vítima. Nesse contexto, o papel do professor de apoio destaca-se como essencial no combate a essa prática, especialmente no ambiente escolar. A pesquisa sobre essa temática segue uma abordagem jurídico-sociológica, utilizando o método jurídico-projetivo, conforme a classificação de Witker e Gustin. As principais fontes incluem textos doutrinários, normas legais e dados levantados durante a investigação. O combate ao bullying passa tanto pela conscientização quanto pela adoção de práticas de conciliação, sendo os professores de apoio figuras-chave nesse processo. Devido à proximidade que mantêm com os alunos com deficiência, esses profissionais desempenham um papel estratégico na promoção de um ambiente inclusivo e seguro, contribuindo para a integração social e emocional dos estudantes. Dessa forma, o professor de apoio não apenas auxilia no desenvolvimento acadêmico do aluno, mas também age como um mediador e agente de transformação social, fundamental para prevenir e enfrentar comportamentos discriminatórios e violentos no ambiente escolar.

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Publicado

11-03-2025

Como Citar

PEREIRA GUIMARÃES, A. A Importância Do Professor De Apoio Capacitado No Combate Ao Bullying Envolvendo Alunos Com Deficiência. Revista de Direito Magis, Betim, v. 3, n. 2, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14999242. Disponível em: https://periodico.agej.com.br/index.php/revistamagis/article/view/62. Acesso em: 18 abr. 2025.